CineMapa busca relacionar experimentações e produções audiovisuais realizadas em práticas pedagógicas com geolocalizações apresentadas em um mapa disponibilizado em uma plataforma online. O objetivo é possibilitar o uso da linguagem cinematográfica como ferramenta de expressão e invenção sobre os territórios nos quais os realizadores habitam e circulam.

Pensando no cinema como um meio, uma mediação possível com o mundo, o projeto busca integrar o desenvolvimento da sensibilidade dos alunos com a linguagem audiovisual ao mesmo tempo em que instiga o ato de olhar para o território criando relações, interrogando,criticando, ou seja, pensando com as imagens.

O projeto parte da concepção de que o Cinema e a Linguagem Audiovisual são ferramentas para expressar pontos de vistas, sugerir olhares, enquadrar o mundo ao mesmo tempo em que promovem encontros e diálogos. Ao adicionar a camada da geolocalização sobre cada experimento, é possível então criar novas relações entre estes próprios, e entre estes e a representação geográfica.

Nosso mapa é aberto. Qualquer um pode contribuir. Principalmente através de parcerias com coletivos audiovisuais, cineclubes,espaços de cultura e universidades.

CineMapa é um projeto de pesquisa e extensão do IFRJ Niterói em parceria com outros coletivos.

Veja aqui nossos parceiros.

Categorias

Até o momento temos 3 camadas de associação do conteúdo com o território:

Documentários: Filmes Documentários sobre Locais e Realidades associadas ao território

Filmes: Filmes ficcionais associados à territórios

Filmes-Rua: Experimentos e Ensaios-filmicos sobre locais específicos

Contato e Parcerias

Se você quer utilizar o CineMapa para inserir filmes de seu projeto, entre em contato:

contato: giuliano.bonorandi@ifrj.edu.br

Ins-pirações

Cinema, Sujeitos e Territórios – Projeto do Laboratório Kumã -UFF

Mapa do Canal Plá

Semente Educação Audiovisual